Lula quer que sociedade participe da decisão sobre a Alca

O Brasil está disposto a utilizar o Mercosul como referência nas negociações para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). A opinião é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, durante discurso no plenário da Câmara dos Deputados em seminário que discute a Alca, disse que o bloco do Cone Sul vai participar unido das negociações sobre a nova área de livre comércio. ?Para o Mercosul, para o Brasil, não é dizer sim ou não à Alca, mas definir qual Alca nos interessa?, ressaltou Lula.

A proposta do Mercosul é, segundo Lula, flexibilizar as negociações para garantir que os compromissos firmados entre os 34 países da Alca sejam estendidos, especialmente, aos menos desenvolvidos. ?Como dizem os nossos irmãos uruguaios, queremos uma Alca que não impeça e não imponha?, enfatizou.

A estratégia do Brasil nas negociações da Alca, segundo Lula, é envolver a participação da sociedade em todas as discussões, além do Congresso Nacional. O presidente enfatizou, porém, que o papel do Legislativo nas discussões sobre a Alca ainda está por vir. Lula garantiu que, quando concluir as negociações da área de livre comércio, vai encaminhar ao Congresso Nacional um acordo que terá ?contemplado os anseios e a participação da sociedade, sem subserviência ou confrontação?. O Congresso vai, na opinião do presidente, ratificar o acordo porque vem discutindo, examinando e questionando vários pontos fundamentais para o surgimento da nova área de livre comércio. ?Espero que o Congresso Nacional ajude o Brasil a fazer a mais profícua negociação?, enfatizou.

Voltar ao topo