Lula promete aos carentes um Natal melhor em 2003

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na tarde desta terça-feira que passará o Natal apenas em companhia de sua mulher Marisa Letícia e dos filhos. Ele considerou o Natal uma data muito especial, mas ao mesmo tempo triste, por causa dos milhares de brasileiros que não têm o que comer. “Se todos pudessem ao menos almoçar e jantar amanhã, seria melhor.” Para as pessoas menos favorecidas, o presidente eleito prometeu ?trabalhar duro? no ano que vem, para que possam ter em 2003 um Natal melhor.

“Agora, o que posso fazer é desejar a todo povo brasileiro um Feliz Natal, e que não se preocupem caso não possam comprar um presente para a família, disse Lula, acrescentando que nunca ganhou um presente em sua infância. “Eu já tinha 18 anos quando pude me dar meu primeiro presente. Foi uma bicicleta velha, com a qual eu gastava mais tempo arrumando a corrente do que andando”.

O presidente eleito, porém, comentou que quem puder deve comemorar. ?As pessoas têm que ter alegria na vida, mas quem não puder, deve ter paciência e esperar o seu momento. Todo mundo, uma hora ou outra, tem seus bons momentos. É isso que eu desejo para o povo brasileiro, que mantenha a cabeça erguida e que não se desanime.”

Lula voltou a lamentar que a posse será no dia 1º, em que todo mundo comemora a confraternização internacional. “A data do dia 1º de janeiro foi aprovada na Constituição de 1988, mas deveríamos ter pensado um pouco melhor. Nós a aprovamos para fazer uma combinação com o ano fiscal, mas a verdade é que tirar uma pessoa de casa neste dia é muito complicado, e até mesmo quem vai tomar posse fica chateado. Todo mundo dorme tarde no dia 31 e, neste ano, teremos que acordar cedo no dia seguinte.

O novo presidente admitiu que não sabe quem e quantos virão para a sua posse. “Quem organiza o evento é o Itamaraty?, afirmou. Depois de visitar um amigo ex-sindicalista, na Clínica Repouso Sol da Manhã, em Santo André, na Grande ABC, nesta tarde, Lula voltou para sua casa, de onde disse não pretender sair mais por hoje.

Voltar ao topo