Lula pede ajuda a Chirac e a Schröder para falar com FMI

Na seqüência de telefones internacionais para pedir ajuda nas negociações com o FMI (Fundo Monetário Internacional) por mudanças no cálculo do superávit primário (as economias feitas para o pagamento da dívida pública), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ligou hoje para o presidente da França, Jacques Chirac, e para o chanceler alemão, Gerhard Schröder.

Na última terça-feira Lula telefonou para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. O apoio americano é bastante importante para o Brasil. Os Estados Unidos são o país com maior poder de decisão no Fundo, com 17,14% dos votos. O Brasil detém apenas 1,41% dos votos.

Bush, no entanto, não se comprometeu com o brasileiro. Disse apenas que analisaria a proposta e que voltaria a tratar do assunto no futuro. Não há data marcada para uma nova conversa, segundo o porta-voz da Presidência, André Singer. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.