Lula oferece jantar a presidentes da Venezuela e da Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oferece hoje à noite, na Granja do Torto, um jantar aos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Néstor Kirchner, que vão participar da Cúpula América do Sul ? Países Árabes, a partir de amanhã (10) em Brasília.

Segundo assessores de Chávez, a integração sul-americana está na pauta do encontro dos três presidentes, que se reúnem pela terceira vez para discutir o tema. Desta vez, devem ser definidas ações concretas para essa integração, conforme declarou o presidente Hugo Chávez em seu programa de rádio e televisão, neste domingo (8). "Estamos empenhados na união da América do Sul, pois é agora ou nunca", afirmou Chávez.

Já a assessoria de Kirchner informou que questões estruturais, como energia e petróleo, serão abordadas no encontro de hoje. Os presidentes poderão retomar nesta noite as discussões sobre o desenvolvimento da Petrosur, a petrolífera da América do Sul. A empresa pretende unir a Petróleos Venezuela (PDVSA), a argentina Enarsa e a Petrobras em um único centro. A união possibilitaria a exploração conjunta de combustíveis e parcerias na distribuição.

A PDVSA e a Enarsa firmaram acordo, no início deste ano, que possibilita essa sociedade. De acordo com assessores dos presidentes da Venezuela e da Argentina, a entrada da Petrobras iria alavancar o empreendimento.

Voltar ao topo