O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está no Palácio dos Bandeirantes acompanhado da primeira dama Marisa Letícia para, dentro de instantes, se encontrar com o papa Bento XVI. O presidente foi recepcionado pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que o encaminhou para o Salão de Despachos da sede do governo paulista, onde Lula se reunirá com o sacerdote.
De acordo com a equipe do cerimonial do evento, a visita do papa ao presidente brasileiro é de "cortesia e, por isso, não haverá informações de Estado para serem anunciadas depois do encontro". Durante 20 minutos, permanecerão na sala com o papa além do presidente Lula e a primeira dama, dois intérpretes.
Depois deste período, o governador Serra e sua esposa, Mônica Serra, o núncio apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, e a embaixadora brasileira no Vaticano, Vera Machado, ingressaram na sala, permanecendo por cerca de 10 minutos ou um pouco mais.
Ao encerrar o encontro, o papa fará a obliteração, ou seja, carimbará e assinará um selo emitido pelos correios em homenagem a visita do santo sacerdote ao País.
Acompanham também o Presidente da República os ministros das Comunicações, Hélio Costa, da secretaria geral da Presidência da República, Luiz Dulce e o chefe de gabinete da presidência, Gilberto Carvalho.


