Lula faz pronunciamento no segundo dia de reunião da ONU em Nova Iorque

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz pronunciamento no segundo dia da reunião plenária promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar o cumprimento das oito metas estabelecidas na Declaração do Milênio há cinco anos. O discurso ocorre às 10h30, no plenário da Assembléia Geral da ONU, em Nova Iorque (EUA).

Antes (8 horas), Lula discute investimentos no Brasil em um café da manhã com empresários, no Hotel Waldorf Astoria. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan acompanha o presidente. O encontro é promovido pelo Conselho das Américas.

Após o pronunciamento no plenário da ONU, Lula deixa Nova Iorque com destino a Brasília. A chegada à Base Aérea da capital federal está prevista para 20h30.

As oito metas ou Objetivos do Desenvolvimento do Milênio ? erradicação da extrema pobreza e da fome no mundo; a universalização do ensino básico; a promoção da igualdade entre os sexos; a redução da mortalidade infantil; a melhoria da saúde materna; o combate ao HIV/Aids, à malária e outras doenças; a garantia da sustentabilidade ambiental; e o estabelecimento de uma parceria mundial para o desenvolvimento ? foram aprovadas no início de setembro de 2000 por 191 países. Na mesma reunião, de cinco anos atrás, também foi estipulado um prazo de 10 anos, ou seja, até 2015, para a implementação das medidas por todas as nações.

Voltar ao topo