Lula faz nesta semana primeira visita oficial a outro país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja a Portugal nesta semana, em Portugal, em sua primeira visita oficial a um país. As viagens já realizadas por Lula como presidente brasileiro a outros países foram para reuniões bilaterais de trabalho ? como à Alemanha, dias 27 e 28 de janeiro, e aos Estados Unidos, dia 20 de junho. Para reuniões multilaterais, de que vários presidentes participam, Lula foi à França e à Suiça, entre os dias 31 de maio e 2 de junho, para participar do Diálogo da Cúpula do G-8, em Evian, e da Sessão Especial da Organização Internacional do Trabalho, em Genebra. No Peru, Lula participou, em Cuzco, da XVII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo do Rio, de 22 a 24 de maio, e no Paraguai, integrou a XXIV Reunião do Conselho do Mercosul e a Cúpula dos Chefes de Estado dos Países Membros do Mercosul realizadas nos dias 17 e 18 de junho, realizada em Assunção.

Lula foi também a dois países sul-americanos para assistir à posse de novos presidentes: a de Lucio Gutierrez, no governo do Equador, no dia 15 de janeiro, em sua primeira viagem internacional, após a posse; e a de Néstor Kirchner, no governo argentino, dia 25 de maio.

A visita que Lula inicia na próxima quarta-feira (9) a Portugal será realizada na condição de chefe de Estado e, por esse motivo, é oficial. Tal circunstância implica normalmente, além do encontro de praxe com a autoridade máximo da país, revista a tropas, cerimônias simbólicas, sessões solenes, banquetes e visitas protocolares aos chefes do Legislativo e do Judiciário.

Voltar ao topo