O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que é preciso, agora, dedicar-se a cumprir os compromissos do passado, e não assumir novas promessas. ?Esse é o fato ruim de perder muitas eleições. É porque você assume muitos compromissos?, afirmou o presidente.
Em Brasília, Lula pediu comprometimento de sua equipe de governo. Ele se queixou de que muitas pessoas conseguem cargos específicos e não se dedicam o suficiente. ?Eu estou acostumado, na minha vida, a ver as pessoas brigando tanto para ser alguma coisa e, depois que o são, exercem 10% da energia com que brigaram para ser membro de um cargo. Isso acontece muito em partidos, sindicatos e movimentos sociais. As pessoas brigam, fazem guerra e, quando são eleitas, nunca mais aparecem?, disse.
As declarações de Lula foram feitas durante a cerimônia de reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. O presidente afirmou que o governo tem o compromisso de prosseguir no desenvolvimento do programa espacial brasileiro e que o país deverá testar em Alcântara, ainda nesta administração, outro protótipo do VLS (veículo lançador de satélites). (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)