Lula elogia atuação dos diplomatas

Ao participar da cerimônia de formatura de novos diplomatas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a atividade tem papel de destaque na construção de um novo modelo de desenvolvimento nacional.

"Nossa diplomacia não é apenas um instrumento de projeção externa do país, mas um elemento constitutivo de nosso projeto coletivo de desenvolvimento", afirmou o presidente.

Lula defendeu que a diplomacia tem se orientado "pela defesa do interesse nacional e pela solidariedade continental". Para isso, segundo ele, é preciso construir "uma ordem internacional mais democrática e eqüitativa".

O presidente também destacou a contribuição da diplomacia na área comercial, como o resultado das exportações brasileiras em agosto, que chegaram a US$ 11,3 bilhões. "Os números comerciais não dependem apenas da questão de comércio exterior. Eu não acredito em política que a gente não olhe no olho das pessoas, o tocar de mão, o abraço. Eu não acredito que as pessoas compram o que não vejam, o que não conheçam", disse.

Voltar ao topo