Lula e Schroeder discutirão ameaça de guerra contra o Iraque

A ameaça de uma guerra contra o Iraque deverá ser um dos principais temas da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler alemão Gerhard Schroeder, que ocorrerá no próximo dia 27, em Berlim.

Lula terá um jantar de trabalhado com o primeiro-ministro alemão e, em princípio, a agenda estará livre para que os dois possam debater qualquer assunto de interesse mútuo.

Mas funcionários tanto da Embaixada do Brasil em Berlim quanto do governo alemão reconhecem que será praticamente inevitável que a situação do Iraque seja um dos principais pontos da conversa.

No mesmo dia em que Lula se reunirá com Schroeder, o chefe dos inspetores da ONU, Hans Blix, estará apresentando seu relatório de atividades para o Conselho de Segurança da ONU.

Os Estados Unidos aguardam os resultados desse relatório para tentar convencer a comunidade internacional de que o Iraque deve ser desarmado.

Schroeder, porém, é um dos maiores opositores de uma guerra contra o Iraque e defende uma saída multilateral para a crise. O chanceler alemão chegou a criar um mal-estar entre seu país e os Estados Unidos diante de seus comentários sobre as intenções do presidente George W. Bush.

A agenda de Lula na Alemanha não se limita ao Iraque. Os dois governos devem reforçar suas intenções em apoiar uma reforma do Conselho de Segurança da ONU e sua possível ampliação. Tanto a Alemanha como o Brasil são vistos como potenciais candidatos para o novo conselho.

Antes do jantar com Schroeder, Lula será recebido com honras militares pelo presidente da Alemanha, Johanes Rau. As relações comerciais entre os dois países e as negociações entre Mercosul e União Européia para a criação de uma zona de livre comércio estarão entre os temas tratados.

Está previsto ainda um coquetel na embaixada brasileira, onde estão sendo esperados 200 convidados. Um deles, porém, deverá chamar a atenção do presidente. Trata-se do jogador Luizão, que atua em uma equipe de Berlim e foi atacante do Corinthians, time do coração de Lula. A embaixada brasileira mandou o convite ao jogador hoje, mas ainda não obteve resposta.

Voltar ao topo