Lula é recebido com honras militares na Alemanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi recebido hoje com honras militares em Berlim pelo presidente da Alemanha, Johannes Rau. Lula cumpre visita de caráter político à capital alemã, na qual participará de uma reunião com o chanceler Gerhard Schröder.

A conversa será realizada com agenda aberta e ao fim do encontro os dois concederão entrevista coletiva.

A delegação oficial brasileira é integrada pelo chanceler Celso Amorim e pelos ministros Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Jacques Wagner (Trabalho).

Lula e Schröder debaterão a situação do Iraque, da Argentina e da Venezuela, as perspectivas de negociações entre a União Européia (UE) e o Mercosul, a implementação dos planos do novo governo brasileiro e o fortalecimento das relações entre Brasil e Alemanha.

Uma das reuniões mais importantes será a de Palocci com o ministro alemão das Finanças, Hans Eichel. Durante a reunião, o ministro brasileiro falará a seu colega sobre a implementação do programa econômico e as metas de superávit primário fixadas para o governo de Lula.

A meta de 3,75% para o superávit primário, vigente no governo de Fernando Henrique Cardoso, será elevada para 4%, segundo informou o ministro da Fazenda ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça).

O Brasil é o principal destino dos investimentos da Alemanha na América Latina. Os setores econômicos e financeiros alemães estão preocupados com a taxa de inflação (mais de 10%) e o fraco crescimento registrado pela economia brasileira no último ano.

Voltar ao topo