Lula e ministros reunidos para discutir questão dos transgênicos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido no Palácio do Planalto com 11 ministros para discutir o projeto de lei que trata da biossegurança no país. O projeto inclui a posição do governo sobre os alimentos transgênicos, tema que divide ministros, ambientalistas e agricultores. Um dos pontos polêmicos no projeto está relacionado às competências da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), órgão responsável as questões relativas à biotecnologia.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defende que os pareceres emitidos pela CNTBio sejam submetidos às áreas afins do governo para análise antes de entrarem em vigor. Já uma parte do governo defende que a comissão tenha parecer decisivo na área, inclusive no que diz respeito aos transgênicos. Marina Silva também defende a realização de estudos de impacto ambiental que garantam que o cultivo de sementes geneticamente modificadas não vai trazer danos ao meio ambiente.

Participam da reunião com o presidente Lula o vice-presidente José Alencar, os ministros José Dirceu (Casa Civil); Marina Silva (Meio Ambiente); Luiz Gushiken (Secretaria de Comunicação de Governo); Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência); Roberto Rodrigues (Agricultura); Roberto Amaral (Ciência e Tecnologia); Miguel Rosseto (Desenvolvimento Agrário); Márcio Thomaz Bastos (Justiça); Marina Silva (Meio Ambiente); Humberto Costa (Saúde); José Graziano (Segurança Alimentar e Combate à Fome), além do advogado-geral da União, Álvaro Ribeiro da Costa; e do presidente do Ibama, Marcus Barros.

Voltar ao topo