Lula e Kirchner concordam sobre fortalecimento do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato ao governo da Argentina, Nestor Kirchner, concordaram hoje sobre a necessidade de fortalecimento do Mercosul como forma de promover maior vínculo comercial e econômico entre os dois países. Lula e Kirchner estiveram reunidos na manhã de hoje, no Palácio do Planalto, e aproveitaram para trocar idéias sobre temas de interesse comum do Brasil e da Argentina.

Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, também houve concordância sobre a necessidade do bloco econômico do Cone Sul se aproximar de outros países do continente. “O Mercosul deve procurar a aproximação dos outros países da América do Sul, de modo a estabelecer uma base comum mais forte a partir da qual a negociar com o resto do mundo”, disse Singer.

Questionado se o encontro com Kirchner representa um apoio formal do presidente Lula à candidatura à Presidência do governador argentino, o porta-voz foi enfático: “Não. O presidente recebeu o candidato Kirchner a pedido do presidente Eduardo Duhalde, e apenas isso”.

Kirchener vai disputar o segundo turno das eleições argentinas no próximo dia 18 de maio com o também candidato peronista Carlos Menem. André Singer adiantou que não está previsto nenhum encontro entre Lula e Menem, uma vez que não houve “nenhum pedido nesse sentido”.

Voltar ao topo