Lula e Duhalde decidem aprofundar aliança estratégica

O governo brasileiro divulgou, há pouco, comunicado conjunto dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Eduardo Duhalde, da Argentina, com 24 itens que resumem as principais medidas e decisões tomadas hoje, durante reuniões de trabalho entre os dois chefes de Estado, no Palácio do Planalto.

Os presidentes expressam a firme determinação de aprofundar a aliança estratégica entre o Brasil e a Argentina, para transformá-la em motor de integração da América do Sul. Lula e Duhalde reafirmam o compomisso de seus países com a democracia e concordam que o Mercosul é um projeto político que deve contar com ampla participação das sociedades de todos os seus países-membros.

Outro tema constante do comunicado é a inclusão social como objetivo central dos dois governantes. Lula e Duhalde decidiram promover parcerias nas áreas educacional, cultural, científica e tecnológica, para possibilitar a implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável voltado para o crescimento e para a dignidade da pessoa humana.

As ações do Brasil e da Argentina, segundo o comunicado conjunto, terão como prioridade o combate à fome e à pobreza, além da implementação de políticas eficazes de saúde, emprego, educação e direitos humanos. O presidente Lula aproveitou o encontro para apresentar aos visitantes as metas do programa Fome Zero. Os dois chefes de Estado determinaram a elaboração de um programa de indicadores sociais dos dois países que sirva de base para a adoção de iniciativas conjuntas.

Voltar ao topo