Lula diz que viagens são importantes para governar o país

Brasília ? Ao responder um jornalista sobre os gastos com viagens nacionais e internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva repetiu que as viagens que tem feito são importantes para governar o país.

"Num país de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e num país que tem uma relação internacional, as viagens têm uma importância muito forte", disse Lula hoje (18) na entrevista coletiva que concedeu a nove emissoras de rádio.

Lula já havia dito, em setembro, durante o encerramento da 1ª Reunião de Chefes de Estado da Comunidade Sul-Americana de Nações, que às vezes fica em dúvida sobre as viagens internacionais que faz, "se não seria melhor ficar no Brasil resolvendo os meus problemas. Entretanto, eu acredito que a arte da política é a arte do diálogo, é a arte da conversa, a arte da convivência, é o olhar, é o pegar na mão, é a divergência, é a convergência". Depois, disse que "até o final do meu mandato, vou fazer tantas viagens quantas eu entender que podem ajudar na construção da unidade sul-sul, da unidade da América do Sul, da unidade América do Sul- América Latina, da unidade América do Sul e África".

O radialista Fábio Marçal, da Rádio Guaíba, de Porto Alegre, perguntou se o dinheiro usado para viagens não poderia ser utilizado na área da saúde. Lula respondeu que "o problema com a saúde deve ser outro, porque estamos fazendo transferência de recursos para os prefeitos e para os estados. Então é preciso saber se o dinheiro que está sendo transferido está sendo aplicado corretamente, na compra de remédios, equipamentos. O orçamento do Ministério da Saúde é, sozinho, a metade de todos os outros ministérios. Portanto, o problema não é falta de dinheiro", disse Lula.

Voltar ao topo