Lula diz que produtor de vinho não deve esperar apenas apoio do governo

Brasília ? Para que o vinho brasileiro se torne competitivo no mercado mundial, os empresários do setor não devem esperar apenas por medidas governamentais. O alerta foi feito hoje (17) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante almoço com produtores de uva e vinho de Flores da Cunha, cidade localizada a 150 quilômetros de Porto Alegre.

"Nem vocês podem ficar pensando que tudo depende de uma ação do governo, nem o governo pode ficar pensando que tudo depende da vontade individual. Nós temos que assumir a responsabilidade coletiva. O conjunto do cumprimento das nossas funções é que vai permitir que o Brasil não tenha medo de competir", disse.

O presidente destacou que o governo federal está disposto a ajudar o setor. "A nossa disposição é fazer o que for necessário fazer para que a gente não dê um passo atrás, mas que a gente dê um passo à frente".

Lula criticou o fato de governadores e prefeitos não resolverem os problemas e culparem uns aos outros ou o governo federal. "O Brasil tem que ser competitivo", disse o presidente. Segundo ele, em vez de ficar lamentando o vinho argentino no Brasil, é preciso colocar o nosso brasileiro na Argentina. "Não há tempo para lamentar, há tempo para trabalhar cada vez mais", acrescentou.

O governo criou uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para melhorar a venda, fiscalização e qualidade da produção da uva e do vinho no Rio Grande do Sul. A medida vai beneficiar cerca de 20 mil produtores de uva e mais de 650 vinícolas.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Agrário, com a nova linha, o setor vitivinícola terá mais prazo para pagar o financiamento com taxa de juros de 8,75% ao ano. A expectativa é que a medida ajude a cumprir a política de preço mínimo da uva, R$ 0,42 por quilo da fruta.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.