Lula diz que prepara o país para resgatar dívida social acumulada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse estar preparando o país economicamente para realizar o resgate da dívida social acumulada ao longo dos anos. Em discurso na noite de ontem para cerca de 150 representantes da comunidade brasileira na capital chilena, acrescentou que o ano de 2005 será marcado pelo crescimento e pelo fortalecimento da infra-estrutura.

?Nós queremos crescer mais em 2005 para preparar maior crescimento em 2006 e, quem sabe, o Brasil ter 10, 15 ou 20 anos de crescimento contínuo, para que a gente possa resgatar toda a dívida social acumulada no nosso país?, destacou o presidente.

Além da política econômica, o presidente elogiou o trabalho realizado pelo Ministério das Relações Exteriores na consolidação da parceria entre os países latino-americanos. ?Quando tomamos posse, resolvemos fazer uma política externa mais ousada do que habitualmente o Brasil fazia e nossa primeira atitude foi começar pela América do Sul?, afirmou ele.

O presidente lembrou que em 19 meses de governo já visitou todos os países do continente e recebeu todos os presidentes desses países, além de ter mantido encontros comerciais com país africanos e árabes, a China e a Índia, a fim de “construir uma relação de estabilidade ? não queremos ter uma relação de hegemonia com ninguém, mas de parceria?.

Lula revelou ainda que o governo está preparando um encontro inédito entre países árabes e países sul-americanos, no início do ano que vem, ?para mostrar ao mundo árabe que pode colocar um pouco dos recursos aqui na América do Sul?.

Voltar ao topo