Lula diz que Petrobras vai anunciar auto-suficiência de petróleo no final do mês

Brasília ? A Petrobras deve anunciar no dia 21 a conquista da auto-suficiência na sua produção de petróleo. A empresa atingirá também superávit de US$ 3 bilhões. A informação é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Ela vai produzir um pouco mais do que aquilo que nós consumimos, mas ela não vai parar de importar porque nós precisamos importar petróleo leve para misturar ao nosso petróleo pesado", disse ao participar da inauguração de uma fábrica de pneus em Camaçari (BA).

O presidente destacou que o governo tem adotado uma política industrial que tem promovido o crescimento do setor produtivo. "Pouco tempo atrás, se dizia que [o país] não deveria ter política industrial. Nós resolvemos assumir a responsabilidade de que precisávamos de política industrial".

Segundo ele, de 23 atividades pesquisadas, 15 tiveram crescimento. O setor farmacêutico, por exemplo, cresceu 26%, o automotor, 4,8% e a produção de bens de capital, 8,6%. No setor energético, o crescimento foi de 42% e na construção civil, 19%.

Voltar ao topo