Lula diz que países ricos ainda fazem pouco para ajudar os pobres

"Os países ricos aprovaram as Metas do Milênio, mas estão fazendo muito pouco para dar ajuda aos países pobres, que precisam do estender de mão dos países ricos", afirmou hoje (19) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no programa semanal de rádio Café com o Presidente.

Segundo Lula, é responsabilidade do Estado, da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) ajudar os países mais pobres a cumprir as Metas do Milênio. Ele disse que o Brasil está lutando pelo cumprimento das metas, embora esteja "brigando muito menos" em defesa própria, pois "tem tecnologia, competitividade e competência para produzir, tem conhecimento e por isso não tem medo de disputar com nenhum país do mundo".

O presidente considerou a 6ª Conferência Ministerial da OMC, encerrada ontem (18) em Hong Kong, "uma rodada muito importante de negociações para o comércio exterior". Ele lembrou que, no encontro, países pobres e emergentes exigiram que os ricos abram mão dos subsídios às exportações agrícolas para terem mais acesso ao mercado internacional.

Lula ressaltou que há países latino-americanos e africanos que "dependem única e exclusivamente da sua produção agrícola. Por isso, precisam que o mundo rico abra seu mercado para venderem algodão, milho e o açúcar que produzem. Sem isso, os produtores não vão poder cumprir as Metas do Milênio", alertou.

Ao comentar a entrega do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Lula destacou que o Brasil tem condições de atingir as Metas do Milênio e que muitos estão trabalhando para cumpri-las. O presidente disse que as 27 experiências selecionadas precisavam ser premiadas porque "não dá para esperar que tudo fique subordinado ao Estado, ao governo federal, ao governo municipal".

Voltar ao topo