Lula diz que não vai se poupar na reta final

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta sexta-feira à noite, durante comício em Sorocaba, que não vai se poupar na reta final da campanha para o primeiro turno das eleições.

Mesmo contrariando orientação de companheiros que pretendiam que evitasse o contato direto com os adversários e a imprensa, ele afirmou que vai manter “no pique total” a campanha. “O jogo está bom para nós, mas ainda não ganhamos nada”, afirmou.

Segundo ele, na semana que antecede as eleições de 6 de outubro ainda pode acontecer muita “mutreta”. “Não sabemos o que os nossos adversários vão aprontar, nem se vai ter maracutaia.”

Lula disse estar certo de que, no debate do dia 3, na Globo, que considera decisivo, os outros candidatos “virão para bater” nele. Quando o público pediu em coro que não fosse ao debate, ele garantiu que vai estar presente. “Quem se preparou como eu não vai fugir de debate algum. Nada vai me fazer faltar.”

É a chance, segundo ele, de provar que é mais competente do que seus concorrentes. “Quero mostrar que não basta ter diploma universitário para governar este País com competência.” Lula disse que não vai falar mal dos adversários, nem criticar o governo.

Segundo ele, as derrotas que já sofreu na vida pública o ensinaram a ter tranquilidade. “Eu me preparei espiritualmente e do ponto de vista psicológico”, afirmou. “Estou de bem com a vida.”

O comício do candidato do PT reuniu cerca de 6 mil pessoas e ganhou o reforço da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy. Ela dividiu o palanque com o ex-marido, o senador Eduardo Matarazzo Suplicy. Preocupada com Lula, que apresentava sintomas de rinite, a prefeita passou-lhe vários lenços de papel. Ajudou também o candidato a autografar as bandeiras que lhe eram passadas por simpatizantes, entre elas o garoto Vítor Proença Telles Neto, de 6 anos.

O senador Suplicy criticou o candidato José Serra, do PSDB, alegando que ele pretende fazer a reforma tributária em nome da competitividade. “O objetivo principal deve ser a realização da justiça social.”

Suplicy atribuiu ao presidente dos Estados Unidos a instabilidade econômica que afeta o Brasil. “A proposta de guerra contra o Iraque desestabilizou as bolsas.” A festa petista teve ainda a participação do candidato ao governo de São Paulo, José Genoino. Ele reconheceu que o tempo é curto para tirar a vantagem dos primeiros colocados nas pesquisas, Geraldo Alckmin, do PSDB, e Paulo Maluf, do PPB. “Cada dia para nós, agora, vale uma semana.”

Genoino espera ser beneficiado pela votação dada a Lula. “Estou colado no Lula para garantir o segundo turno.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.