Lula diz que não é falta de recursos que compromete segurança nos estados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje (18) que o governo federal não tem repassado as parcelas previstas do Fundo Nacional de Segurança Pública para os estados, mas destacou que não é a falta desses recursos que está comprometendo a segurança nos estados.

De acordo com Lula, os governos estaduais são responsáveis por mais de 90% da segurança pública. "Cada governador, antes de dizer que o governo federal tem responsabilidade (na segurança pública dos estados), deveria dizer o que ele está fazendo. No Brasil, se tem muita facilidade de transferir responsabilidade", afirmou em entrevista a nove emissoras de rádio.

Lula lembrou que apenas o governo do Espírito Santo pediu intervenção federal na área de segurança pública. Ele disse que o governo está disposto a ajudar outros estados como Minas Gerais, ao ser questionado sobre a libertação, neste mês, de presos em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, por causa de superlotação da cadeia, e que agora terão de ser recapturados.

Ele sugeriu a colaboração entre os estados e o governo federal. "Mesmo que não exista dinheiro, nós temos homens, nós temos inteligência e nós temos disposição política. Não vamos fazer da ausência dos recursos que precisamos uma desculpa para não fazer o que precisa ser feito."

Voltar ao topo