O presidente e candidato à reeleição pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, disse na manhã deste domingo (29), em pronunciamento com 5 minutos de duração, que este segundo turno da eleição prova que "o Brasil está mais unido do que em qualquer outro momento da história". Segundo o presidente, se ele for reeleito, será a materialização do processo de unidade nacional. "Se eu ganhar, quem ganhou foi a integração do Mercosul, da América do Sul e o povo brasileiro, porque consolidou, de uma vez por todas, a idéia de que o Brasil é indivisível", disse, após votar na Escola Estadual Doutor João Firmino Correia de Araújo, na 296ª zona eleitoral de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

continua após a publicidade

Ele estava acompanhado do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), e do coordenador de campanha da reeleição e presidente interino do PT, Marco Aurélio Garcia, além da primeira-dama Marisa Letícia. Antes de falar, o presidente teve de subir em um caixote para que todos os cinegrafistas filmassem a cena.

Lula ficou cerca de 15 minutos ainda dentro do colégio e, depois na rua, cumprimentando eleitores. No pronunciamento, o presidente afirmou que a democracia brasileira vive hoje um "momento mágico", porque, assim como os demais países da América do Sul e da América Latina, o Brasil aprendeu que nos últimos 20 anos, embora a democracia tenha problemas, "nada é mais importante do que o regime democrático".

"Quero agradecer a Deus pelo fato de ter acontecido o segundo turno. Acredito que foi o momento de magia em que o povo se levantou, que resolveu dizer ‘estou aqui e quero participar deste processo’. Permitiu que as pessoas fossem para a rua, porque o primeiro turno foi um pouco morno", opinou.

continua após a publicidade

Para Lula, o segundo turno também mostrou que a população queria exigir mais dos dois candidatos. "O Brasil tem tudo para ser um País muito melhor, mais produtivo e mais generoso para o seu povo", disse.

Decidido o resultado das urnas, Lula entende que será o momento de governo e oposição entenderem que a prioridade nos próximos quatro anos será a de expandir os investimentos em educação. "O Brasil viverá um momento de crescimento econômico, distribuição de renda, em que deveremos privilegiar, governo e oposição, a educação como pilar principal para o Brasil dar o salto de qualidade que precisa dar, num mundo econômico e dos negócios", opinou.

continua após a publicidade

Por fim, o presidente agradeceu a cobertura da imprensa nas eleições deste ano, dizendo que a atuação foi fundamental para a consolidação do processo democrático, mesmo se, em alguns momentos, os noticiários não mostravam exatamente o que ele gostaria de ver.

Lula deixou o local de votação há pouco e seguiu para sua residência em São Bernardo do Campo. Ainda hoje, por volta das 20 horas, deverá acontecer uma entrevista coletiva do presidente no Hotel Intercontinental, em São Paulo. A assessoria de Lula não informou o horário que ele deverá deixar São Bernardo do Campo para seguir para o hotel na capital paulista.