Lula diz que Brasil tem potencial na competitividade do agronegócio

O Brasil tem potencial de não dever nada a ninguém, do ponto de vista da competitividade no campo do agronegócio, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discurso na 11ª Feira Internacional de Tecnologia em Ação, a Agrishow 2004, em Ribeirão Preto. O presidente admitiu no entanto que os ?gargalos para a exportação estão truncados?.

Um deles, segundo Lula, são as estradas brasileiras que precisam ser recuperadas. O presidente anunciou que o governo começará este ano a recuperar 7,8 mil km de estradas integrantes do chamado corredor da produção, para garantir o escoamento da produção.

Ainda segundo Lula, na medida em que o Brasil cresce um pouco mais, são identificados problemas sérios nos portos brasileiros. ?É preciso fazer dragagem no porto de Vitória, é preciso fazer dragagem no porto de Santos, é preciso fazer dragagem no porto de Paranaguá, é preciso fazer dragagem no porto de Rio Grande, lá no Rio Grande do Sul, e é preciso recuperar outros portos que nós temos, além do anel viário que nós temos que fazer no porto de Sepetiba, para dar vazão às nossas exportações?, explicou.

As ferrovias também representam um enorme problema, afirmou o presidente. Ele contou que na semana passada o governo decidiu recuperar a ferrovia que liga Santos a Bauru, Corumbá ao Porto de Antofagasta, passando pela Bolívia e Argentina. ?Já conversamos com os presidentes desses países, para que cada um deles possa consertar a ferrovia dentro do seu país, para que a gente possa fazer transitar parte da nossa mercadoria via Pacífico?, disse.

Lula espera também concluir a ferrovia Norte-Sul, que começou em 1985. De acordo como presidente, a Norte-Sul pode ser o grande escoador da produção de Goiás, Tocantins, Piauí e de uma parte do Maranhão, para o porto de Itaqui.

Voltar ao topo