Lula diz que Brasil é pobre, mas tem o dever de ajudar outros países

Ao encerrar sua visita ao Gabão, segunda etapa da viagem à África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil não é um país rico, “mas tem o dever moral, político, ético, histórico e humanitário de ajudar países pobres”. E acrescentou: “O fato de o Brasil ser um país pobre não significa que não pode ajudar outros países em condições similares ou até piores. E vamos fazê-lo. Por isso estamos aqui, para afirmar que o governo brasileiro vai tentar recuperar o tempo perdido, porque os governantes brasileiros só olhavam para o mundo desenvolvido.”

Lula ressaltou, após o encontro com o presidente Omar Bongo Ondimba, que o Brasil poderá ajudar o Gabão em conhecimento tecnológico, na formação de profissionais e de empreendedores, e na parceria de empresas como a Vale do Rio Doce, para a exploração de manganês. “É importante que olhemos o mundo desenvolvido, é importante que tenhamos negócios ? e muitos negócios ? com o mundo desenvolvido, mas é importante não esquecermos aqueles que historicamente estão ligados ao povo brasileiro”, disse Lula.

O presidente brasileiro lembrou ainda que o Brasil ajudará o Gabão na construção de um laboratório para a fabricação de medicamentos utilizados no tratamento da Aids. E que também poderá estabelecer parcerias para financiar obras de infra-estrutura. “Estamos dando um passo importante. O governo brasileiro e o do Gabão vão se reunir muitas vezes ainda. E esses encontros certamente produzirão efeitos econômicos que possam trazer benefícios para o povo dos dois países”, afirmou.

Lula e a comitiva brasileira seguem agora para Cabo Verde, última escala da viagem à África.

Voltar ao topo