Lula discute com ministros uso do Exército no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne hoje com os ministros da Casa Civil, José Dirceu, da Defesa, José Viegas e da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para decidir a situação no Rio de Janeiro, onde as Forças Armadas estão reforçando o policiamento. Dirceu disse que algumas propostas serão fechadas e levadas ao presidente. Ele acrescentou que já conversou, hoje pela manhã, com a governadora do Rio, Rosinha Matheus, mas não revelou detalhes do que foi discutido.

A governadora pediu a permanência das tropas por mais 30 dias. Já o secretário da Segurança Pública do Estado, Josias Quintal, quer que o Exército fique por “tempo indeterminado”.

Na noite de ontem, acabou sem decisão a reunião do governo federal sobre o assunto. Desde a última sexta-feira, as Forças Armadas estão nas ruas da cidade do Rio de Janeiro para garantir a segurança e a tranqüilidade da capital fluminense.

A medida foi tomada como forma de atender ao apelo da governadora, depois de três dias de ações violentas comandadas pelo traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que estava preso no presídio de Bangu I. Beira Mar foi transferido para o presídio de segurança máxima de Presidente Bernardes, no interior de São Paulo.

Voltar ao topo