O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje a necessidade urgente de se criar o Parlamento do Mercosul, para acelerar o processo de integração do bloco. “Estaremos dando ao Mercosul a legitimidade para a integração. Queremos que seja um instrumento oficial para fomentar o desenvolvimento do bloco”, disse o presidente aos parlamentares no Congresso Nacional argentino.

Lula afirmou que o Brasil e a Argentina precisam buscar soluções pacíficas dos conflitos que ameaçam a estabilidade dos países latinos. “Temos que assumir a responsabilidade de construir o Mercosul e de atuar, como nunca atuamos”. De acordo com o presidente, “somente dessa forma os filhos e os netos das Nações brasileira e argentina terão condições de tornarem-se verdadeiramente cidadãos”.

Ao destacar o projeto de fortalecimento do Mercosul e da integração física, por meio de transporte e comunicação, Lula afirmou que os dois paises passam pelo momento mais importante da relação bilateral. “Sem vaidades, até porque Argentina e Brasil chegaram aonde nunca deveriam ter chegado. Chegaram quase no fundo do poço. Descobrimos que somos pobres, mas também descobrimos que, sozinhos, não vamos chegar a lugar nenhum. Unidos nós nos tornaremos uma potência”, disse, ao lembrar que os países desenvolvidos não irão resolver os problemas do continente sul-americano.

“Nessa lógica da globalização, não existe por parte de nenhum país concessão ou dádiva a outro país. A disputa do mercado é uma disputa muito competitiva, muito difícil e muito dura. Nós não podemos ficar de braços cruzados, esperando que alguém descubra que temos criança de rua, que temos pobreza e que temos desemprego. Esse é um problema nosso”, declarou o presidente.
Neste momento Lula, recebe a chave da cidade de Buenos Aires das mãos do governador da cidade, Felipe Solá.

continua após a publicidade

continua após a publicidade