Lula defende o ministro da Previdência Social

? Na estréia de seu programa ?Café da Manhã com o Presidente?, Luiz Inácio Lula da Silva elogiou o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzonini, e deu a entender que ele não deixará a pasta com a reforma ministerial. O ministro foi recentemente criticado por ter aprovado medida que previa que os aposentados com mais de 90 anos e 30 de benefício tivessem sua pensão suspensa até que fossem a uma agência do INSS para se recadastrar, como forma de provarem que ainda estão vivos e evitar fraudes no órgão.

– O Ricardo Berzoini é uma pessoa extremamente competente, não apenas como líder sindical, mas como conhecedor dos problemas da Previdência Social. Agora, de vez em quando, um bom jogador perde um pênalti ? contemporizou o presidente.

Lula afirmou que Berzoini adotou o procedimento correto no combate à fraude no INSS. No entanto, reconheceu que houve um ?certo exagero? da parte do ministro.

– O Ricardo Berzoini estava fazendo a coisa correta do ponto de vista de você combater a fraude, quando sabemos que tem muita fraude na Previdência. Ou seja, tem pessoas que já morreram e que muitas vezes não houve, nem por parte do cartório, nem por parte da família, comunicado à Previdência Social e continua espertamente recebendo os benefícios sem nenhum direito. Então, na tentativa de corrigir, houve um excesso. Qual foi o excesso? Imaginar que uma pessoa de 90 anos pode se locomover com a mesma facilidade que uma pessoa de 60, de 50 ou de 30 ? disse.

Voltar ao topo