Lula defende aproximação do Mercosul com países asiáticos

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs nesta terça-feira (29) aproximação do Mercosul com a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) durante almoço em homenagem ao secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, autoridade máxima do governo vietnamita, Nong Duc Manh, no Palácio do Itamaraty.

"Há muito potencial para trabalharmos juntos no diálogo entre o Mercosul e a Asean. Ambos agrupamentos estão acelerando os respectivos processos de integração regional e abrindo-se para parcerias com outros blocos comerciais, em resposta aos desafios e possibilidades da globalização", afirmou Lula.

A Asean foi criada em 1967 e é formada por 10 países.

Lula agradeceu o fato de o secretário-geral ter reiterado o apoio vietnamita para que o Brasil ocupe assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em contrapartida, o presidente Lula afirmou que o governo brasileiro concorda com o desejo dos vietnamitas de ter um lugar não-permanente no conselho em 2008 e 2009.

"O apoio vietnamita muito nos honra. Reflete uma confiança na capacidade de o Brasil contribuir para que o conselho venha a ser mais representativo e, portanto, eficaz", disse Lula.

Voltar ao topo