Lula dá telefonema em solidariedade a Humberto Costa

Um dia após a divulgação de seu indiciamento pela Polícia Federal – por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude em licitações referentes à Operação Vampiro, ou máfia do sangue – o ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT/PE) recebeu hoje, por telefone, a solidariedade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo a assessoria de Humberto, que é candidato ao governo de Pernambuco, a conversa com o presidente durou cerca de meia hora. Fontes ligadas ao ex-ministro afirmam ainda que o contato deixou Humberto emocionado.

A ligação do presidente aconteceu às 8h, quando Humberto Costa fazia campanha no município de Ouricuri, no Sertão do estado. De acordo com o próprio petista, Lula garantiu que, sempre que for questionado sobre o caso, defenderá a sua inocência. "O presidente disse que ficasse absolutamente tranqüilo. Ele deixou clara sua confiança em mim e fez questão de ressaltar que estava plenamente consciente de que a denúncia que chegou à Polícia Federal e rendeu toda essa investigação, foi, na verdade, encaminhada por mim", disse o ex-ministro.

O telefonema do presidente foi comemorado por aliados de Humberto. O presidente do PT em Pernambuco, Dílson Peixoto, destacou a importância do ato. "Humberto já passou por outros momentos difíceis como esse, mas temos certeza de que assim como aconteceu anteriormente tudo será esclarecido e ele sairá ainda mais fortalecido. O reconhecimento de Lula ao caráter e ao trabalho dele (Humberto) só veio reforçar essa certeza", comentou.

Ainda de acordo com Humberto Costa o presidente teria aprovado a estratégia adotada por ele – que na última sexta-feira convocou uma coletiva com a imprensa para divulgar o indiciamento e rebater as acusações que lhe são imputadas no processo. O suposto envolvimento no caso da máfia do sangue deverá se transformar no alvo preferencial dos adversários do petista na disputa pelo governo estadual. Interlocutores com livre trânsito junto ao palanque do governador e candidato à reeleição, Mendonça Filho (PFL) garantem que os responsáveis pelo marketing da campanha pefelista estão correndo contra o tempo para inserir o assunto na edição de amanhã do guia eleitoral majoritário.

Hoje, apesar da presença do vice-presidente da República, José Alencar (PL) em Recife, Humberto Costa passou o dia cumprindo uma extensa programação de campanha no sertão pernambucano.

Voltar ao topo