O presidente Luiz Inácio Lula da Silva culpou hoje a oposição pelo fato de não ser possível conceder o reajuste de 16,67% para as aposentadorias de valor acima de um salário mínimo. "Se a oposição tivesse um mínimo de seriedade no trato da questão do salário, quando o Orçamento da União foi votado – e foi votado com cinco meses de atraso – eles poderiam ter colocado verba para dar esse reajuste", afirmou. "Mas eles mantiveram exatamente aquilo que mandamos"

continua após a publicidade

"Tinha um orçamento para ver votado. Eles poderiam ter retirado dinheiro da educação, dos transportes, do superávit primário; podiam ter tirado dinheiro do que eles quisessem, mas que colocassem no Orçamento", argumentou ainda o presidente. "Eu ajo com a responsabilidade de um presidente que age como se estivesse com a sua família. Ou seja, eu não posso gastar aquilo que eu não tenho. Eu não posso inventar uma despesa para a presidência e crio um rombo de R$ 12 bilhões"

Ele lembrou que o reajuste de 5% para os aposentados que recebem mais de um mínimo foi negociado com as centrais sindicais e com representantes dos aposentados

continua após a publicidade