Lula critica protecionismo dos EUA e defende acordo UE/Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o protecionismo comercial dos EUA e defendeu a necessidade de um acordo de livre comércio entre a União Européia e o Mercosul. “Não podemos aceitar o protecionismo norte-americano como pré-requisito para a nossa participação em um acordo de livre comércio”, disse Lula durante uma entrevista coletiva em Paris, ao fim de encontro com o presidente da França  Jacques Chirac.

Lula também se referiu ao esforço dos EUA para persuadir os países latino-americanos a aderirem às negociações para a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) como “hegemonia”.

Assim como havia feito ontem em sua reunião com o chanceler alemão, Gerhard Schröder, Lula defendeu um acordo comercial entre o Mercosul e a UE, mas criticou os subsídios agrícolas praticados nos países europeus. “Acho que há na Europa uma vontade política real de ter relações mais eqüitativas. Todos nós somos favoráveis ao livre comércio, mas ele tem de ser numa base eqüitativa”, destacou o presidente brasileiro.

Chirac, por sua vez, disse que na reunião Lula criticou os subsídios agrícolas europeus e afirmou ter ressaltado que os EUA gastam mais com subsídios agrícolas do que a União Européia.

Voltar ao topo