Lula conhece primeiro veículo multicombustível produzido no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conheceu hoje o primeiro veículo multicombustível a ser produzido no Brasil. O carro é movido a gasolina, a álcool, a qualquer mistura entre estes dois combustíveis e, ainda, a gás natural. O Astra Multipower 2.0 Sedã foi estacionado nos fundos do Palácio do Planalto para que o presidente Lula pudesse conhecer a nova tecnologia produzida no Brasil. O presidente entrou no carro, ligou o motor e testou a mudança de combustível.

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, que participou do evento, disse que o Brasil vem desenvolvendo tecnologias inovadoras no setor automotivo, primeiro com o veículo bicombustível e, agora, com o multicombustível. “A gente espera exportar essa tecnologia, uma vez que o segmento do setor de transporte tem tido desempenho extraordinário nas exportações, crescendo acima de 30%, não só na parte de veículos de passeio, mas também na área de veículos pesados e equipamentos”, afirmou.

Segundo Furlan, o novo veículo deverá ter boa aceitação principalmente nas áreas urbanas, onde o trânsito é mais pesado, já que o custo do gás natural é inferior ao da gasolina. O ministro reconhece que a distribuição de gás natural ainda se concentra nas grandes cidades, mas disse que a venda destes veículos pode impulsionar o setor. “Isso abre perspectivas de consumo que dão sustentabilidade à produção e ao escoamento de matéria prima”, afirmou.

Luiz Fernando Furlan revelou que o Ministério da Fazenda vem estudando um pleito do setor automotivo que é o de conceder redução tarifária para veículos multicombustíveis. “Esse tema está em análise pelo ministro Palocci (Fazenda) e eu espero que dentro deste segundo semestre exista uma definição”, disse.

Voltar ao topo