Lula comemora criação de 1,2 milhão de empregos formais em julho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que até julho deste ano já foram criados mais de 1,2 milhão de empregos com carteira assinada no Brasil, o que representa o maior número de novas vagas desde 1992. “É verdade que em muitos lares ainda temos braços ociosos e que ainda faltam muitas vagas por todo o país. Muitos brasileiros e brasileiras ainda se deitam sem saber como será o seu amanhã”, reconheceu. O presidente garantiu que essa conquista é significativa e mostra que o país está no caminho certo.

Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, no Palácio do Planalto, Lula afirmou que as fábricas e o comércio estão vendendo mais. Segundo ele, em São Paulo, as vendas das indústrias cresceram 22,4% no primeiro semestre. “É o melhor primeiro semestre desde 1999”, ressaltou. O presidente disse também que o faturamento varejista da região metropolitana paulista cresceu 12,5% no mês de julho.

“É imperioso que avancemos nessa travessia de modo firme, maduro e tranqüilo. Dela depende não apenas a contabilidade dos negócios, o futuro da economia, mas também o resgate social de milhões e milhões de brasileiros e brasileiras”, afirmou.

O presidente ressaltou a importância da ampliação das exportações de produtos manufaturados, que agregam valor, empregos e competitividade à indústria do país. Segundo ele, entre janeiro e junho deste ano, as exportações brasileiras de manufaturados cresceram 25% em volume.

“Confiamos que isso pode facilitar mudanças estruturais em toda cadeia produtiva, o que certamente vai contribuir para modificar nossa injusta pirâmide social. As exportações e importações de manufaturados permitem uma irradiação contínua do progresso tecnológico e espalham ganhos de renda de forma sustentável em toda a cadeia produtiva”, afirmou.

Essa dinâmica, segundo Lula, também alcança as pequenas e médias empresas, que são geradoras de um grande número de empregos e promovem a inclusão social. “É preciso deixar bem claro que não podemos perder essa oportunidade por falta de investimentos nem por gargalos de infra-estrutura. A coordenação entre oportunidades e investimentos tornou-se, portanto, a peça chave do presente e do futuro”, disse.

Segundo Lula, nenhum vento é bom para quem não sabe onde quer chegar. “Nós temos rumo, direção e sentido. Temos o compromisso histórico de chegar num porto seguro que abrigue com dignidade todo o nosso povo”, ressaltou.

Dirigindo-se aos conselheiros, o presidente afirmou que a maior missão do conselho é ajudar o Brasil nessa caminhada. “Cabe aos senhores e às senhoras, considerando o programa de governo, vasculhar o horizonte, contribuir para coordenar as velas, sugerir rotas, antecipar a navegação”.

Voltar ao topo