Lula: Brasil assiste ao renascimento dos pequenos e médios empresários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (10) que "o Brasil assiste ao renascimento de uma economia de pequenos e médios empreendedores beneficiados por políticas específicas de crédito". Na visão do presidente Lula, as pequenas empresas se fortalecem ao lado de uma economia sofisticada, fundada em grandes investimentos e em recursos tecnológicos avançados. O presidente discursou durante a abertura da reunião ministerial na Granja do Torto, em Brasília.

Lula destacou a necessidade de se construir uma sociedade fundada no conhecimento, "preocupação constante do ministério da Ciência e Tecnologia". Para Lula, a tarefa tem urgência em função da recente política industrial anunciada por seu governo. "A primeira depois de muitas décadas".

Em seu discurso, o presidente destacou também as ações do governo para combater a violência nas grandes e médias cidades brasileiras. Segundo o presidente, ainda que a política de segurança seja tarefa dos governos estaduais, "não queremos fugir às nossas responsabilidades". O presidente lembrou a assinatura de convênios com governos dos estados para qualificar a ação policial, a reforma do sistema prisional e a formação, para casos de emergência, da força federal para enfrentar situações de gravidade.

O presidente disse ainda que, ao assumir o governo, herdou "uma máquina administrativa ineficiente". "Uma máquina desprovida em boa parte do sentido republicano, sem vocação para realizar políticas em proveito da maioria", disse Lula.

Voltar ao topo