Lula autoriza Receita a renegociar dívida de 80 mil microempresas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu hoje ao presidente da Associação Nacional dos Sindicatos da Micro e Pequena Indústria (SIMPI), Joseph Couri, e ao diretor nacional do Sebrae, Paulo Tarcisio Okamotto, que as mais de 80 mil micro e pequenas empresas descredenciadas pela Receita Federal, por falta de pagamento, poderão recorrer, e os recursos serão reavaliados, com a dívida podendo ser paga em até 60 meses. Segundo Oakmotto, a promessa do presidente foi feita na presença do ministro da Fazenda, Antônio Palocci, que concordou inteiramente com a decisão de Lula.

Para que as empresas não gastem dinheiro quando forem se regularizar, Paulo Okamotto recomenda que seus dirigentes procurem o Sebrae, onde obterão informações sobre qual o procedimento que cada uma terá de adotar no momento do encaminhamento do recurso. “Se realmente esta empresa não puder ficar realmente no SIMPI, aí, então, ela terá que pagar os seus impostos. Mas, mesmo assim, esses impostos poderão ser pagos em até 60 meses, com parcelas mínima de cinqüenta reais”, ressaltou o diretor do Sebrae.

Outro assunto tratado com o presidente Lula, segundo o presidente do SIMPI, foi sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “O presidente Lula disse que está apoiando, pois ele sabe que a facilidade surgirá em relação às questões trabalhistas, tributos e de toda a burocracia que todos são obrigados a fazer por causa da legislação”, disse Joseph Couri.

Outra proposta que o presidente do SIMPI e o diretor do Sebrae fizeram a Lula, foi quanto à possibilidade das micro e pequenas empresas venderem para o governo. “O município compra, o governo federal compra e o governo estadual compra. Então o presidente desafiou o Sebrae e as outras entidades para que apresentemos uma proposta concreta, daqui a trinta dias, de uma lei, que favoreça as compras do governo para micro e pequenas empresas”, informou Couri.

Voltar ao topo