Lula anunciará projeto de combate à corrupção em janeiro

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciará logo no início do governo um grande projeto nacional de combate à corrupção, que deverá ser deflagrado com o apoio de importantes setores da sociedade, envolvendo entidades empresariais, sindicatos, ONGs e setores da Justiça e do Ministério Público, afirmou hoje o empresário Oded Grajew, do Instituto Ethos, um dos participantes da reunião ocorrida hoje no comitê da transição para tratar do assunto.

De acordo com Grajew, o projeto central do novo governo será a mobilização desses setores da sociedade para integrarem ações de combate à corrupção. “O governo vai fazer a sua parte o que discutimos agora é que estamos saindo de uma democracia representativa para uma democracia participativa, onde a ação da sociedade é também decisiva”, avaliou.

“O governo tem uma grande força mobilizadora, como já ficou provado com o lançamento do programa Fome Zero, mas o combate à corrupção no Brasil tem de ser amplo e envolver toda a sociedade.”

Participaram também da reunião de hoje o ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, a juíza Denise Frossard, Antonio Carlos Biscaia, Dalmo Dalari e Claudinei Melo. Grajew foi o único que falou com a imprensa no final da reunião, coordenada pel o deputado federal Paulo Vanuchi, do PT do Rio. “As sugestões estão sendo apresentadas por todos nós, nestas e em outras reuniões que ocorrerão nos próximos dias, e serão encaminhadas ao presidente eleito pelo coordenador da equipe de transição (Antônio Palocci)”, informou Grajew.

Voltar ao topo