Lula amplia vantagem e vence no 1º turno, aponta Pesquisa Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada pelo Jornal Nacional da Rede Globo indiciou o aumento da vantagem do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tucano Geraldo Alckmin na corrida à Presidência da República. Lula, que tinha 44% das intenções de voto em 18 de julho, subiu para 47% na pesquisa divulgada esta noite, enquanto que Alckmin caiu de 28% para 24%. Com uma diferença de 23% pontos sobre o seu principal oponente e somando 10 pontos sobre todos os candidatos, Lula venceria no primeiro turno. No levantamento anterior, a diferença sobre Alckmin era de 16 pontos.

Na pesquisa divulgada nesta terça-feira (8), a candidata do PSOL, Heloisa Helena, teve 12% das intenções de votos, subindo dois pontos em relação ao levantamento anterior, quando tinha 10%. Cristovam Buarque, do PDT manteve 1% das indicações; José Maria Eymael (PSDC) e Rui Costa Pimenta (PCO), que tinham 1%, agora ficaram abaixo desse patamar, enquanto que Luciano Bivar (PSL), continuou com menos de 1%. Os votos brancos e nulos se mantiveram em 7% e o contingente de indecisos oscilou de 8% para 7%. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Na simulação do segundo turno, Lula venceria Alckmin por 54% a 37%, desempenho também superior ao da pesquisa de 18 de julho, quando vencia por 50% a 40%.

Encomendada pela Rede Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, a pesquisa ouviu 6.969 pessoas em 306 municípios entre ontem e hoje e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n.o 12.633/2006.

Voltar ao topo