Lula acredita que Brasil ingressou em um círculo virtuoso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (30), na Confederação Nacional da Indústria, que o Brasil vive um grande momento de transformação, que encontrou sua vocação e que ingressou em um círculo virtuoso. Como indicadores dessa avaliação, mencionou o crescimento econômico, a estabilização da moeda, o salto das exportações, o fortalecimento das instituições, a redução dos desequilíbrios sociais e a expansão do mercado de trabalho. Mas salientou que o projeto de desenvolvimento de biocombustíveis será "o passaporte para o Brasil atravessar a fronteira do desenvolvimento.

A partir da consolidação desse projeto, Lula acredita que o Brasil deverá tornar-se um líder mundial na área de energia renovável. Em sintonia com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, Lula informou que o governo poderá antecipar o calendário de aumento da mistura do biodiesel no diesel. Mas, assim como a ministra, esquivou-se de apontar datas.

"Não nos deixaremos levar pela empolgação e nem colocar o carro na frente dos bois", afirmou. Segundo ele, mais importante que antecipar metas é a consolidação da cadeia produtiva dos biocombustíveis, e não caminhar com a pressa desordenada com o que foram feitas muitas coisas antes no Brasil.

O presidente salientou que o desenvolvimento desse setor abrirá novas oportunidades produtivas, como a exportação da tecnologia de refino de biocombustíveis, e alternativas para a produção de soja e outra oleaginosas, que hoje oscilam conforme os preços internacionais. Lula lembrou ainda que o Brasil continuará a explorar novos campos de petróleo, mas disse que o País não pode ser totalmente dependente do combustível fóssil, cujo preço não retornará aos patamares anteriores.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.