Lula abre gabinete presidencial para visitas aos domingos

Assediado diariamente por populares, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje uma novidade. Decidiu abrir seu gabinete, no Palácio do Planalto, para visitas guiadas aos domingos. A partir deste domingo, turistas poderão conhecer a sala onde o presidente trabalha, no terceiro andar do Planalto. Antes, somente as dependências de circulação do público do prédio poderiam ser visitadas.

Essa decisão foi tomada pelo presidente tendo como base uma pesquisa feita no ano passado pelo cerimonial do Planalto, na qual 80% das pessoas consultadas mostraram interesse em conhecer o gabinete presidencial. O acesso ao palácio a turistas e moradores de Brasília havia sido fechado em novembro do ano passado e será reaberto domingo, de 9h30 às 13h.

O Planalto começou a ser visitado em 1991, no governo de Fernando Collor, mas uma nova ordem em 1994 interrompeu as visitas. No início de 2002, esse serviço turístico passou a ser novamente oferecido. No ano passado, 7.440 pessoas percorreram as várias salas e corredores do prédio, que começou a ser construído em 1958. A obra do arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurada junto com Brasília, em 21 de abril de 1960.

O Planalto tem 36 mil metros quadrados de área construída e quatro pavimentos. Além de terem acesso ao gabinete do presidente, localizado no terceiro andar do prédio, os visitantes poderão passar pela galeria de fotos de ex-presidentes, salas de audiências, entre elas a da Casa Civil. Serão feitos grupos de 25 pessoas. O cerimonial do palácio estima que, a cada domingo, 650 pessoas entrarão no prédio para conhecer de perto o centro do poder da República.

Hoje pela manhã, moradores de Águas Lindas de Goiás fizeram uma pequena manifestação em frente ao Planalto contra o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB).  Antes de irem ao Alvorada para tentar falar com Lula, eles disseram que há um descaso em relação ao entorno de Brasília, onde estão cidades de Goiás.

Voltar ao topo