Lula: ?A emoção é do tamanho da responsabilidade do cargo?

Assim que se despediu de seu antecessor Fernando Henrique Cardoso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou: ?A emoção é do tamanho da responsabilidade do cargo?. Lula, junto com sua mulher, Marisa, acompanhados de Fernando Henrique e D. Ruth, já tinha recebido cumprimentos do presidente do Congresso Nacional, senador Ramez Tebet, da Câmara, Efraim Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, e de vários autoridades eclesiásticas e de governos estrangeiros.

Os dois casais foram cumprimentados primeiro pelos ministros governo Fernando Henrique e, depois, do novo governo. Em seguida  o ex-presidente da República e Senador, José Sarney, levantou-se da platéia e cumprimento Lula, Fernando Henrique e as esposas. Escoltado por Lula, Fernando Henrique deixou o Planalto acompanhado de seu ministros. José Dirceu, da Casa Civil, dirigiu-se ao ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan: ?Obrigado pelo charuto. Te liguei para agradecer?.

Lula voltou ao salão nobre do Palácio do Planalto para empossar os ministros do seu governo. Ele assinou uma medida provisória sobre a organização da Presidência da República e dos ministérios e os termos de posse de seus ministros. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi a mais aplaudida. Também foram aplaudidos Luiz Gushigen, secretário de Comunicação; Antonio Palocci, ministro da Fazenda; Christovam Buarque, da Educação, além de Gilberto Gil, da Cultura, e Benedita da Silva, secretária de Assistência Social.

A cada assinatura de ato, os ministros dirigiram-se a um outro salão  onde foi tirada a foto oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice e todo o primeiro escalão do governo. Lula, Marisa, José de Alencar e Mariza, dirigiram-se mais uma vez a o parlatório onde o novo presidente fez um novo discurso, desta vez, de improviso.

Voltar ao topo