O número de vagas no mercado de trabalho deve crescer ao longo deste ano e dos próximos anos, segundo previsão feita hoje (17) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Ele disse ainda esperar um aumento do Produto Interno Bruto (soma das riquezas produzidas no país) em, no mínimo, 5% neste ano.

continua após a publicidade

Durante visita ao prédio onde são realizados os cursos profissionalizantes do Consórcio Social da Juventude, na região do Embu das Artes, na Grande São Paulo, Marinho foi indagado sobre o risco de as empresas buscarem a substituição da mão-de-obra de profissionais mais velhos pelos mais jovens, visando à redução de salários. E respondeu que "se a economia parar, esse é um risco".

Mas analisou que isso não acontecerá, porque todos os indicadores econômicos apontam para uma expansão das atividades no país. Com o crescimento do PIB, acrescentou, "vamos zerar oportunidades para a juventude e para os veteranos, acima de 40 anos, como é o meu caso".

Segundo o ministro, as estatísticas demonstram que o mercado de trabalho manifesta interesse por profissionais mais experientes e a intenção do governo é evitar que falte, no futuro, pessoal qualificado para as funções. E lembrou que em 2004 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permitiu o retorno, à indústria naval, de profissionais com idade superior a 45 anos que estavam desempregados.

continua após a publicidade