Livro reúne as leis mais extravagantes dos EUA

Washington – Um “bestiário” das leis mais extravagantes dos Estados Unidos, reunidas em livro, trouxe a fama para dois estudantes de 18 anos recém-saídos do colegial em Columbus, Georgia, um Estado onde não se pode, de acordo com uma lei, pôr sorvete no bolso traseiro das calças.

Apesar do interesse por assuntos jurídicos, Jeff Koon e Andy Powell não pretendem ser advogados. São apenas dois jovens fissurados na internet, onde descobriram todas as leis que fazem parte do livro “You may not tie an alligator to a fire hydrant: 101 real dumb laws” (Não amarre um crocodilo num hidrante: 101 leis realmente idiotas).

A pesquisa inicial resultou num site, que garantiu aos dois estudantes um prêmio da Yahoo! em 1998. Diante do grande número de acessos, decidiram lançar o livro, ressaltando porém que “não escrevemos uma obra para juristas, mas para navegadores da Web”. A precaução se deve ao medo de serem tachados de advogados, uma profissão um tanto desprestigiada nos EUA.

A “pérola” legal que dá título ao livro está em vigor na Flórida, abrindo uma ampla galeria de leis disparatadas. No Estado de Nova York, por exemplo, é proibido saltar da janela de um prédio, e o infrator corre o risco de ser condenado à pena de morte, na remota hipótese de sobreviver à queda.

No Maine, uma lei proíbe descer de um avião durante o vôo, e em alguns Estados litorâneos não se pode jogar bolas nas cabeças de outras pessoas, nem mesmo se alegando que o esportista de praia queira cabecear. Em Nevada, é proibido esquecer a porta de casa aberta.

A lista de curiosidades prossegue pelos Estados sulistas, onde existe uma volumosa legislação dedicada a questões religiosas. Na Georgia, não se pode pronunciar obscenidades diante de um cadáver, os ateus não podem ocupar cargos públicos no Tennessee e nenhum réptil pode ser usado em cerimônias religiosas no Kentucky. Uma lei da Carolina do Sul determina que na noite de Halloween todos os estudantes devem ser advertidos quanto ao abuso do álcool.

Em Utah, Estado com uma grande comunidade mórmon, são permitidos os casamentos entre primos, mas os noivos devem cumprir um requisito legal: ambos devem ter mais de 65 anos.

Voltar ao topo