natal02081204.jpgA partir desta sexta-feira quem quiser percorrer os locais mais enfeitados para o Natal de Curitiba poderá contar com a linha especial que faz parte do projeto Curitiba Capital do Natal 2004. O ponto inicial e final da Linha Natal será na Praça Tiradentes e o passageiro percorrerá vários pontos da cidade onde moradores e comerciantes prepararam a decoração especial.

Os sete ônibus que serão utilizados estarão enfeitados com temas natalinos. Além de um dos primeiros veículos utilizados no sistema expresso, na cor vermelha, estarão operando outros seis veículos convencionais, na cor amarela. Os ônibus sairão a cada 30 minutos a partir das 20h. O último veículo sairá da Praça Tiradentes às 22h30. Cada ônibus terá capacidade para acomodar 50 pessoas, mas nem todos os passageiros poderão percorrer o trajeto sentados.

Se não desembarcar no meio do caminho, o usuário levará duas horas para percorrer todo o itinerário. A tarifa da linha especial de Natal será de R$ 2,50. Quem quiser descer durante o trajeto para tirar fotos, fazer compras ou simplesmente ver de perto a decoração, precisará pagar nova tarifa se quiser reembarcar na Linha Natal. Idosos e crianças também pagam a tarifa porque esta será uma linha especial.

Os pontos por onde passam os ônibus da Linha Natal serão por banners e adesivos.Presépio gigante

Durante o dia, a parede, com 75 metros de largura e oito metros de altura não passa de uma parede branca. Quando escurece ela reflete imagens gigantes de um presépio. O que é branco de dia muda de cor à noite. Nesta primeira semana o fundo do muro reflete a cor laranja.

Na semana que vem ela será pink. Na outra semana será vermelho e depois será azul. Uma gelatina que parece um papel celofane, utilizada na frente do projetor, é que muda de cor toda semana, alterando a aparência da parede. As imagens que aparecem refletidas em tamanho grande foram recortadas em chapa de aço e têm apenas cinco centímetros de altura.

A surpresa para o curitibano é patrocinada pelas empresas Serra Verde Express, Grupo de Serviços Higi Serv, ALL (América Latina Logística) e Sistema Fecomércio (Federação do Comércio Sesc – Senac) e poderá ser vista até o dia seis de janeiro sempre das 20h às 24h.Estações iluminadas

A primeira experiência de iluminação das estações ocorreu há dois anos, quando dez estações da cidade ficaram decoradas com luzes durante 30 dias. A experiência teve a aprovação dos usuários e não houve vandalismo. Desta vez receberão a iluminação especial para o Natal as estações de maior movimento localizadas no anel central da cidade como as das Praças Rui Barbosa e Eufrásio Correia e a Estação Central junto ao prédio dos Correios. As estações dos cinco corredores de transporte – Norte, Sul, Leste, Oeste e Boqueirão – por onde passam os biarticulados que operam no sistema expresso, também serão iluminadas.Feiras e Cantata

Além da Linha Natal outras programações estão fazendo a cidade brilhar neste fim de ano. O Natal do HSBC, apresentações da Camerata Antiqua de Curitiba, cantatas, contos e presépios em tamanho natural.

As feiras especiais que acontecem nas praças Generoso Marques, Osório, Tiradentes, onde é possível fazer compras de natal até o dia 23 de dezembro. As feiras oferecem diversos produtos entre artesanato, artigos de natal e bancas de alimentação. As feiras funcionam de segunda a sábado das 10h às 22h horas e nos domingos das 14h às 20 horas.

Uma das novidades este ano é no bairro de Santa Felicidade que desenvolveu o projeto "Natal Felice", com uma intensa programação no circuito gastronômico e turístico do bairro. Com decoração especial no Portal de entrada da Avenida Manoel Ribas, na Casa dos Contos, na rotatória e completa revitalização na fachada da Casa dos Gerânios.

O calendário de eventos se estende pelos bairros com a Semana de Natal programada com diversas apresentações artísticas, atividades recreativas e a presença do Papai Noel na Rua da Cidadania Boa Vista. Até o próximo sábado (11). A entrada é franca.

Também no dia 11 acontece a missa dos Nonnos, rezada em dialeto vêneto e apresentação de coral. Será a partir das 14 horas, na Casa Culpi, avenida Manoel Ribas, nº 8450. Na praça do Expedicionário está previsto para este final de semana, entre os dias 10 e 12, o "Natal no Front", com chegada do Papai Noel, peças teatrais, concurso de pinturas e diversas atividades infantis e juvenis. As atrações acontecem das 10 às 21 horas.

No dia 24, véspera de natal, será realizada a Missa do Galo na Catedral Metropolitana de Curitiba, com início às 20 horas.

O transporte especial faz parte de um conjunto de atrações do calendário de Natal para proporcionar aos moradores e turistas a oportunidade de sentir o encanto das noites que antecedem as festas de fim de ano. São praças, bosques, ruas, shoppings e casas que estão com um colorido especial para envolver a todos no espírito de confraternização.Outra novidade do Natal deste ano será a iluminação de 200 estações tubo nos cinco corredores de transporte do sistema expresso, que opera com ônibus biarticulados na Rede Integrada de Transporte em Curitiba. A surpresa para os usuários do sistema de transporte é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa de telefonia Vivo que vai instalar e manter as estações enfeitadas.Um dos pontos que deverão chamar a atenção dos passageiros que escolherem viajar com a Linha Natal será o Presépio de Luz, montado na parede lateral da oficina de trens da Serra Verde Express, no cruzamento da Avenida Silva Jardim com a rua Mariano Torres.