Líderes da Câmara adia escolha de presidentes de comissões

O colégio de líderes da Câmara dos Deputados adiou para esta quarta-feira a escolha dos presidentes das 20 comissões permanentes da Casa. A bancada do PT pediu ao presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, mais tempo para negociar.

Os petistas buscam acordo com o PMDB para presidir a Comissão de Finanças e Tributação, que pela ordem de escolha caberia aos peemedebistas. "Quando a gente vai para a negociação, depende de apoio das bancadas. De hoje para amanhã, temos mais de 24 horas do ponto de vista da negociação", afirmou o líder do PT, Arlindo Chinaglia (SP).

A ordem de escolha dos presidentes das comissões é definida pelo princípio da proporcionalidade: as maiores bancadas têm prioridade. A Comissão de Constituição e Justiça e a de Finanças e Tributação são as mais importantes da Câmara, porque têm o poder de arquivar projetos, o chamado poder terminativo.

Pelo regimento da Câmara, o PT é o primeiro partido a escolher a comissão. A CCJ é a mais importante comissão da Casa e por isso os analistas acreditam que o PT vai escolher esta. A segunda comissão mais importante é a de Finanças e Tributação, que, pelo regimento cabe ao PMDB, por ser o segundo partido na ordem de escolha.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.