Licitações podem garantir auto-suficiência de petróleo até 2015

Brasília – O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, afirmou que a realização da Sétima Rodada de licitações de áreas para a exploração e produção de petróleo e gás natural vai garantir a auto-suficiência do país até 2015.

"Essa afirmação que faço agora são fundamentadas por projeções feitas por minha equipe técnica que indica para o próximo ano a obtenção da auto-suficiência, mantido o sucesso das prospecções e das descobertas de petróleo no país e as projeções para o crescimento do consumo ? entre 2,8% e 3% ao ano".

Rondeau destacou a decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de priorizar nesta sétima rodada blocos com maior potencial para descoberta de gás natural, além de atender a um mercado em fase de crescimento.

"Essa ênfase que a ANP está dando para as áreas com potencial para a descoberta do gás natural é extremamente importante neste cenário energético atual do país. Ela objetiva basicamente a redução do déficit entre a oferta e a demanda do gás, melhorando desta forma a nossa relação de dependência com os países de onde hoje nós exportamos, basicamente a Bolívia e a Argentina".

Voltar ao topo