Liceus de Ofícios abrem inscrições para mais de 80 cursos

Estão abertas as inscrições para os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Fundação de Ação Social (FAS), nos Liceus de Ofícios. São mais de 80 opções diferentes em cursos de longa e média duração disponíveis em 30 unidades educacionais espalhadas pelos bairros. As aulas começarão a partir do dia 14, conforme o fechamento das turmas.

Os cursos dos Liceus de Ofícios preparam para o mercado de trabalho as pessoas com baixa escolaridade e pouca qualificação profissional, desempregados, pessoas com necessidades especiais e os jovens candidatos ao primeiro emprego.

Em pouco tempo o aluno recebe qualificação técnica nas áreas de informática, administrativa, corte e costura, gastronomia, moda e beleza, industrial, eletricidade, eletrônica, turismo e hotelaria, prestação de serviços, vendas, artes mobiliárias, construção civil, empreendedorismo, comércio, artes e design.

Qualquer pessoa, a partir de 16 anos, pode se inscrever para os cursos. Basta procurar um dos Liceus e apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de escolaridade e de endereço. Informações sobre vagas, cursos e calendário podem ser conferidas nos núcleos das FAS, nas Ruas da Cidadania.

Nos Liceus de Ofícios os alunos recebem um modelo específico de preparação profissional para que possam desenvolver habilidades básicas, capacidades e as competências necessárias para conseguirem inserção no mercado de trabalho. Durante as aulas, os alunos também recebem apoio e orientação para se tornarem empreendedores e desenvolverem seu negócio.

A FAS, seguindo o Plano de Ação dos primeiros 180 dias da gestão do prefeito Beto Richa, estabeleceu como uma de suas prioridades a ampliação das atividades produtivas geradoras de trabalho e renda.

"Fortaleceremos a política de incentivo ao trabalho e a busca de auto sustentação das pessoas. Acreditamos que esse é o caminho para melhorar a vida das pessoas e esse é o nosso objetivo", disse a presidente da FAS, Fernanda Richa.

O Plano de Ação contempla diversas medidas na área de trabalho e desenvolvimento econômico. Uma delas, a de ampliar e estruturar a programação de cursos profissionalizantes dos Liceus de Ofício, já começou a ser colocada em prática.

Outra medida prevista é a adequação da oferta de cursos baseada em um levantamento do comércio e das necessidades das empresas de cada região onde os Liceus de Ofícios estão inseridos.

A idéia, segundo Fernanda Richa, é seguir as tendências do mercado de trabalho e oferecer cursos conforme a necessidade das empresas locais. Para isso novos parceiros e novos espaços para treinamento serão incorporados ao programa. "Queremos capacitar as pessoas já pensando na sua colocação em uma empresa parceira, e de preferência próxima ao local onde ela vive", explicou.

Outra meta para ser colocada em prática nesta primeira etapa do governo e a formatação de dois novos programas: o de Capacitação Jovem ao Trabalho e o Jovem Empreendedor Curitibano.

Serviço

As inscrições são feitas nos Liceus de Ofício ou Ruas da Cidadania, de acordo com a disponibilidade de vaga. É preciso apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovantes de escolaridade e de endereço. As aulas iniciam a partir do dia 14 de fevereiro. Os endereços dos Liceus podem ser obtidos no site

www.liceusdeoficios.org.br ou pelo telefone 156, da Central de Informações da Prefeitura.

Voltar ao topo