Líbano inicia envio de tropas para o sul do país amanhã

O gabinete libanês aprovou nesta quarta-feira (16) um plano para iniciar o envio de tropas do Exército libanês para o sul do Rio Litani amanhã, um dos pontos principais da resolução de cessar-fogo da ONU que permitiu o fim de 34 dias de lutas entre Israel e o Hezbollah.

A reunião de emergência do Conselho de Ministros durou aproximadamente três horas. Ainda assim, o governo libanês aparentemente evitou uma outra demanda da ONU; o desarmamento do Hezbollah. "Está aprovada", disse ao sair da reunião do gabinete o ministro do Interior libanês, Ahmed Fatfat, referindo-se ao envio das tropas.

O encontro, que fora adiado duas vezes, aprovou o envio do Exército para o sul do país, onde iniciará lentamente a retomada dos territórios ocupados por Israel durante o conflito. As tropas israelenses já iniciaram a retirada, que deverá durar vários dias.

O acordo adotado pelo governo para deslocar as tropas libanesas para a zona dominada pelo Hezbollah chega três dias depois do instável cessar-fogo que começou na segunda-feira.

Em Beirute e Nova York continuam intensas as negociações para formar a força de paz internacional que deve trabalhar na área junto com as tropas libanesas. A ONU anunciou que espera poder enviar 3.500 soldados para o local em um prazo máximo de 15 dias ainda que os países que enviarão tropas não definiram quantos homens vão estar à disposição.

Voltar ao topo