Lerner é o governador com pior avaliação no Datafolha

O governador Jaime Lerner (PFL) está encerrando seu segundo mandato como o último colocado no ranking entre dez governadores avaliados pelos eleitores de seus estados em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e divulgada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo.

A média geral do governador do Paraná foi 5,1; a mesma alcançada pela governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT). O índice de  aprovação de Lerner, entretanto, é de 91, contra 94 registrado pela governadora carioca.

O Datafolha perguntou aos eleitores que nota dão, de zero a dez, ao governo estadual e que avaliação fazem dele, se ótima, boa, regular, ruim ou péssima.

Da nota média, saiu o ranking: 1.º- Jarbas Vasconcelos, PMDB-PE (7,2); 2.º- Geraldo Alckmin, PSDB-SP (7,1); 3.º- Espiridião Amin, PPB-SC (6,7); 4.º- Beni Veras, PSDB-CE (6,1); 5.º- Otto Alencar, PL-BA (5,9); 6.º- Itamar Franco, sem partido-MG (5,6); 7.º- Joaquim Roriz, PMDB-DF (5,6); 8.º- Olívio Dutra, PT-RS (5,2); 9.ª- Benedita da Silva, PT-RJ (5,1); e 10.º- Lerner (5,1).

A avaliação de Lerner foi a seguinte: 28% (ótimo/bom), 34% (regular) e 36% (ruim/péssimo). Os índices são bem diferentes daqueles registrados no início dos seus mandatos. Lerner começou seu primeiro mandato em 94 com 79% de ótimo/bom. Em 99, foi reeleito com 65% de ótimo/bom. 

No ano passado, o  desempenho do governador já não agradava aos eleitores. Em levantamento realizado em 2001, o governador também estava em último lugar no ranking, com nota de 4,8.

A assessoria do governador minimizou a classificação apontada pelo Datafolha. De acordo com a assessoria, há uma disparidade entre os resultados do Datafolha e o que mostrou a pesquisa do Ibope, divulgada há quinze dias, segundo a qual  Lerner tinha 29% de ótimo/bom, 49% de regular e 21% de ruim/péssimo.

Voltar ao topo