Leitura obrigatória: prazer ou tortura?

Atenção para uma verdade universal: PARA FAZER QUALQUER UNIVERSIDADE TEM QUE LER MUITO!

Todos os cursos, mesmo os que são muito práticos (educação física e teatro), possuem uma base teórica e exigem leitura. Tudo fica mais fácil com a prática então comece agora a treinar a habilidade de leitura e compreensão de texto com os livros do vestibular.

Guia de leitura para vestibular

1. Quais são os livros?
Busque a lista de obras das universidades onde você fará a prova e veja o que ainda não leu.

2. Organize as obras
Faça uma pesquisa básica e separe as obras por autor e período literário.

3. Consiga as obras
Uma palavra: biblioteca! Se quiser ter os livros por um bom preço, procure um sebo ou visite a www.estantevirtual.com.br. Se não se incomoda em ler na tela do PC, procure os textos em domínio público. Visite www.dominiopublico.gov.br e www.gutenberg.org e encontre Machado de Assis, Fernando Pessoa entre outros!

4. Escolas literárias
Antes de ler um livro, passe no Google e digite o nome do autor para saber mais sobre ele. Estudar as escolas literárias e saber à qual movimento pertence o autor e qual o contexto político-histórico-cultural da obra, é metade do trabalho de compreensão.

5. Leia os livros (ou não)
Precisa ler o livro inteiro? Nem sempre. Eu sou uma defensora da leitura completa dos livros, mas às vezes não temos tempo. Como fazer?
Leia o Edital do Vestibular e as provas do ano anterior para saber como será cobrado o conteúdo das obras.

Comece a ler o livro. Depois de cem páginas a leitura não está rendendo? Estude o autor e o período, leia o resumo ou veja o filme para saber o desfecho da história. E não deixe de preencher a ficha de estudo da obra.

O livro é de crônicas, poesia ou contos? É impossível cobrar 200 textos em uma prova, mas uma coletânea mostra bem as características do autor. Se no edital eles não indicaram nenhum título especial pesquise na internet os textos mais famosos do autor ou do livro.

É um texto de teatro? Nesse caso é importante analisar a linguagem, a construção do texto, o contexto e a escola literária. E você até pode ver a peça encenada, muitas companhias de teatro são especialistas em textos para vestibular.

6. Fichamento
Última dica. Escreva uma ficha de estudos. Pequena, contendo o resumo do que você estudou e entendeu da obra, do autor e da escola literária. Coloque todas as obras em ordem cronológica para ter um roteiro na hora da revisão. Assim você lê agora e relembra fácil nas provas em dezembro.

Boa leitura e bons estudos!

Para mais informações acesse: http://paranaonline.aprovaconcursos.com.br/noticias

Sabrina Simons Ribeiro para o Aprova Concursos