Leitura do requerimento para CPI do Mensalão será feita na próxima quarta-feira

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que a leitura do requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do "Mensalão" será feita na próxima quarta-feira (29). A comissão deverá investigar o suposto esquema de pagamento de mesadas pelo PT a parlamentares do PP e do PL. A denúncia do "mensalão" foi feita pelo deputado, Roberto Jefferson (PTB-RJ).

"Vou fazer o que fiz com relação à CPMI anterior (dos Correios): vamos instalar a comissão, vamos fazer a leitura do requerimento, vamos abrir um prazo para que os líderes indiquem os membros da CPI. Se não indicarem, novamente eu indico", disse Renan.

A decisão de criar a CPI foi tomada pelos líderes de partidos da Câmara e do Senado após reunião com Renan Calheiros. O presidente do Senado afirmou que o recesso parlamentar não atrapalhará as investigações. "Se tivermos recesso – e só teremos recesso se votarmos a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) antes -, vamos funcionar nas Comissões Parlamentares de Inquérito, nessa que está instalada e nas outras que provavelmente serão instaladas também".

Renan disse ainda que os trabalhos do Congresso não vão parar por causa das CPIs. "O Congresso tem trabalhado, vai continuar trabalhando e se há uma coisa que eu vou demonstrar ao Brasil é que é possível avançar na investigação e compatibilizar essa investigação com o funcionamento normal do Congresso".

Voltar ao topo